Novidades

Encerramento das atividades do Clube de Ciências

    O Clube de Ciências  terminou as suas atividades relativas ao ano letivo 2013/2014  no dia 28 de maio, após dezanove sessões.

      Os docentes constaram que, a cada nova sessão, além de os alunos  desvendarem fenómenos químicos, físicos, geológicos e biológicos, enriquecendo a sua literacia cultural e científica, estes adquiriram competências relativas ao saber ser e saber estar no laboratório, divertiram-se e desenvolveram, também, competências sociais e afetivas!

    Nesta última sessão, não obstante as ausências, foi feita a autoavaliação das atividades desenvolvidas, mas não foram entregues os Diplomas de freqência no Clube, devido à assiduidade irregular dos alunos. O Diploma, personalisado, foi elaborado pela Coordenadora do Clube de Ciências; era assinado pela Senhora Presidente do Conselho Executivo e pelos três docentes.

    Estava prevista uma sessão de observação das manchas solares, com a colaboração do Senhor Prof. Doutor Miguel Ferreira, da Universidade dos Açores, a qual criou imensas expectativas nos alunos; todavia, de novo, devido às condições atmosféricas  não foi possível realizar a Atividade!

    Com os votos de boas férias, sucesso escolar e pessoal, despedimo-nos, com alegria e saudade, felizes e orgulhosos!, até ao próximo ano letivo....?

    O nosso muito obrigada!

 

A Coordenadora do Clube de Ciências

Margarida Cecília da Silva Ramos Batista Fael

 

 

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

 

Nas manhãs dos dias 15 e 16 de dezembro passados, entre as 9:00 e as 12:15 decorreu a III Edição da Feira Científica, com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica, dia 24 de novembro, Atividade dinamizada pelo Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

 

A Atividade consta no Plano Anual de Atividades do Departamento Curricular de Ciências Físicas e Naturais 2014-2015; foi, de novo, proposta e organizada pela docente Margarida Fael e contou com a participação dos membros do Departamento e dos docentes acompanhantes das turmas, com cuja entreajuda a docente responsável se congratula, manifestando a sua estima e gratidão.

 

Não foi possível realizar a Atividade no próprio dia, para não interromper as aulas do Período Letivo. A escolha do dia 24 de novembro pretendeu homenagear um divulgador ímpar da cultura científica, o Professor de Física e Química Rómulo de Carvalho. Uma das suas formas de comunicar Ciência foi a forma literária, em particular a poesia, sob o pseudónimo de António Gedeão. Na ocasião do nonagésimo aniversário (24/11/1996), o então ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, instituiu o dia 24 de novembro, em Portugal, como o Dia Nacional da Cultura Científica, “momento privilegiado, todos os anos, de balanço, de reflexão e de ação sobre o papel do conhecimento no nosso futuro”.

 

O Cartaz, elaborado pelo docente Rui Melo, docente da Área Curricular Disciplinar Educação Visual, a pedido da docente responsável, foi afixado na Escola (sede da Unidade Orgânica), no Portal e no ambiente de trabalho dos computadores da Escola divulgando a Atividade, perspetivava que as últimas manhãs do 1º Período Letivo iriam ser, de novo, diferentes e memoráveis para os alunos… e foram!... Duas manhãs científicas bem-sucedidas!… Queiram voltar!...

 

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo preparou com acuidade e de forma generosa atividades experimentais apelativas, cujas explicações científicas coincidem com os conteúdos que são objeto de estudo pelos discentes, fator que contribuiu para o sucesso da Atividade. Merece relevo, também, o enfoque na metodologia dinâmica e construtiva com que o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo soube sensibilizar e despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. De uma forma tão divertida como séria e denotado entusiasmo, fascínio e envolvimento, os alunos acolheram e responderam aos desafios lançados. Realizaram as atividades com interesse e concentração; respondiam ou tentavam responder às questões formuladas, numa participação construtiva crescente e fisicamente, levantando-se e/ou aproximando-se da mesa onde os trabalhos íam sendo realizados.

 

A III Edição da Feira Científica foi apreciada e considerada interessante pelos alunos. Permitiu a partilha de ideias e a consolidação de atitudes inerentes ao trabalho em Ciência, contribuindo para fomentar o gosto e a curiosidade pelas ciências experimentais, em particular a Física e a Química e o enriquecimento da literacia científica destas áreas do Saber. Portanto, houve a consecução dos objetivos definidos para a Atividade, embora nem todos os alunos com horário compatível com o da III Edição da Feira Científica tivessem podido participar na mesma.

 

Além dos objetivos mencionados, são também objetivos da Atividade, os elencados a seguir: estabelecer a ligação entre a estrutura de gestão da escola e a comunidade local e promover parcerias no sentido de potenciar a capacidade de atuação da unidade orgânica; promover parcerias no sentido de potenciar a capacidade de atuação da unidade orgânica; assegurar a participação ativa dos discentes no processo ensino aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem; cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos; fomentar o diálogo na e da comunidade educativa; promover a interligação dinâmica entre a escola e a comunidade educativa de modo a contribuir para a formação dos discentes e promover a participação e envolvimento da comunidade educativa neste projeto de enriquecimento curricular.

 

… Contemplação… Fascinação… “Ah!” “Porquê?” e outras observações ouviam-se com frequência… era um despertar para a Ciência!... A curiosidade, o prazer, e um gosto imensos resplandeciam dos seus rostos, o brilho nos seus olhos acontecia a cada nova atividade experimental, como as fotografias mostram. “Lâmpadas de lava”, “Palitos saltitantes”, “Equilíbrio impossível”, “Transporte termodinâmico de ovos”, “Apaga e acende”, “Camaleão químico”, “Água que se incendeia”, “inércia”, “Chamas coloridas são apenas alguns exemplos de atividades memoráveis e paradigmáticas…

 

A docente responsável pela Atividade manifestou, de novo neste ano letivo, a sua profunda gratidão ao Conselho Executivo da Escola.

 

Agradeceu, também a cedência das fotografias, as diligências com a preparação das atividades, a recetividade, a simpatia e a generosidade que os membros do Departamento receberam por parte do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

 

Observação 1: As duas impressões coloridas do Cartaz foram oferecidas pela empresa Escritório Digital, por solicitação da docente, através do Coordenador do Departamento Curricular. Bem hajam!


 

  1. Observação 2: Os alunos membros do Clube de Ciências também assinalaram o Dia Nacional da Cultura Científica realizando, na data, uma visita de estudo guiada ao Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.



 

 A proponente e Coordenadora da Atividade

Margarida Fael

 

 

VISITA DE ESTUDO - CENTRO DE CIÊNCIA DE ANGRA DO HEROÍSMO - 2012/2013

           No dia 22 de maio passado, a maioria dos membros do Clube de Ciências da Escola (discentes e docentes), sob a responsabilidade da Coordenadora do Clube, a docente Margarida Fael, visitaram o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. O transporte foi, de novo, facultado pela Junta de Freguesia de São Bento, sempre prestável para responder às solicitações da Coordenadora do Clube.

De uma forma divertida e denotado entusiasmo, empenho e envolvimento, os alunos acolheram e responderam aos desafios lançados. Realizaram/experimentaram as atividades propostas com interesse, concentração e fascinação.

Aos promissores cientistas despertou a curiosidade os módulos de física: admiraram-se com o caleidoscópio humano…!; apreciaram de sobremaneira os jogos de espelhos planos, côncavos e convexos!…; memorável a ilusão de ótica “cabeça no cesto”, a qual todos quiseram experimentar…! também, primeiro curiosidade, depois felicidade e entusiasmo resplandeceram dos seus rostinhos, quando, resolutos, todos quiseram experimentar o giroscópio humano (mostrando o conteúdo científico denominado momento angular)…; surpresa e admiração perante a câmara térmica, onde ouviram falar de radiação solar de calor corporal (todos emitimos radiação infravermelha)!...; o módulo de ondas e o módulo de mecânica: “a ciência é um fascínio… e divertida! Raciocinaram, quando formuladas questões invariavelmente em todos os módulos da exposição patente no Centro de Ciência.

Na química, atentos, concentrados e curiosos, como se pode denotar pelas fotografias, sintetizaram pastas de dentes, com diversos aromas e diferentes cores. Observaram, depois, na lupa binocular plantas aromáticas usadas na preparação da pasta de dentes.

A visita foi apreciada pelos alunos. Permitiu a partilha de ideias e um conhecimento melhorado de atitudes inerentes ao trabalho em ciência, contribuindo para fomentar o gosto e a curiosidade pelas ciências experimentais. Por último, potenciou o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada e à posterior inserção numa vida profissional (embora ainda longínqua!) qualificada e ligada a áreas científicas.

Profª Margarida Fael

 

Semana da Ciência

O Clube de Ciências realizou a atividade “Laboratório Aberto” no dia 21 de março de 2013, integrada no evento científico "Semana da Ciência 2012/2013". Nesta, com talento, responsabilidade, entusiasmo e concentração, os alunos membros do clube - promissores cientistas -, apresentaram e explicaram o fundamento científico, no âmbito da Biologia, da Geologia, da Química e da Física, dos recursos expostos e das atividades desenvolvidas desde o início do ano letivo, aos colegas visitantes, durante o período de um dia letivo e, após o mesmo, a partir das dezanove horas, receberam os Encarregados de Educação/Família (sessão que merece, também, especial ênfase pela adesão que recebeu). A duração da visita, efetuada por cada uma das turmas, foi insuficiente para mostrar toda a exposição, a qual foi, a exemplo das outras atividades, recebida com satisfação, curiosidade e admiração rumo a um novo despertar para a Ciência…

Profª. Margarida Fael